Retenção de Líquidos

A retenção de líquido é caracterizada e percebida através do inchaço provocado no corpo ou apenas em algumas regiões. Esse edema acontece devido o extravasamento de liquido que sai dos vazos sanguíneos e fica retido no tecido subcutâneo.

O nosso corpo apresenta um sistema que mantem o equilíbrio dos líquidos dentro dele e assim, qualquer alteração ou desequilibrio desse sistema, pode levar a quadros de retenção ou inchaço no corpo.

Muitos são os fatores desencadeantes desse edema, tais como alterações da pressão sanguínea local, quantidade de proteinas no sangue, ação da gravidade, consumo excessivo de sal, sedentarismo, além de problemas renais, hepaticos e cardiacos, alguns tipos de medicamentos, reações inflamatórias, entre outros.

 

Além disso, nos dias de hoje, a cirurgia plástica é um excelente meio para melhorar a autoestima e a autoimagem, porém essas intenvenções podem ser também responsáveis pelo surgimento de edemas. 

 

Tratamentos

Drenagem Linfática

A drenagem linfática é realizada por meio de manobras ou movimentos rítmicos, lentos e com pressão adequada, seguindo sempre o trajeto do sistema linfático.

Essas manobras devem sempre seguir dois princípios básicos: a evacuação (remoção) que se faz pela compressão das cadeias linfáticas, e a captação (aborção) que se faz por meio de movimentos que impulsionam a linfa pelas pressões digitais e das mãos em direção à cadeias linfáticas. 

Essa técnica foi criada pelo dinamarquês Emil Vodder e sua esposa Estrid Vodder, em 1936, e então vários adeptos difundiram-na e a transformou num dos principais pilares do tratamento de linfoedemas.

Nos dias atuais, a busca incessante por procedimentos invasivos desde cirurgia propriamente dita, como os preenchimentos, botox, peelings, implantes entre outros, valorizou a técnica de drenagem linfática com o intuito de acelerar o processo de recuperação, restauração e reestruturação tecidual e também das funções imunológicas e álgicas. Assim, em casos de cirurgias plasticas gerais, a intervenção com drenagem linfatica manual no pré e pós cirúrgico viabiliza o processo de reestruturação e recuperação do tecido traumatizado.

 

 

Please reload