Toxina Botulínica

Uma das característica do envelhecimento é o aparecimento de rugas. Com o passar do tempo a pele se torna naturalmente mais fina e perde volume, à medida que o colágeno e outros componentes importantes presentes na derme vão gradualmente diminuindo.

A musculatura facial hiperdinâmica também contribui para a formação de linhas de expressão e rugas visíveis. De início, as linhas e rugas são vistas somente durante a expressão facial ativa, como o franzir da testa, a risada ou o sorriso, e são chamadas de linhas dinâmicas. Ao longo do tempo essas linhas se tornam marcadas de modo permanente na pele, resultando nas chamadas linhas estáticas.

 

A toxina botulínica é uma neurotoxina protéica da bactéria Clostridium Botulinum . Quando ela é aplicada em pequenas quantidades na musculatura, ela provoca a paralisia desejada e temporária do músculo. Desta forma reduz temporariamente as contrações musculares e suaviza as rugas cutâneas na área de tratamento.

 

  • A toxina botulínica é aprovada pela Food and Drug Administration (FDA) como tratamento temporário de linhas glabelares dinâmicas, moderadas e severas, em adultos de 18 a  65 anos (2002);

  • A toxina botulínica é aprovada pela FDA para tratamento temporário de hiperidrose axilar primária (2004).